quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

O tripé da independência financeira - Um autor que chegou lá




O livro "O Tripé da Independência Financeira" de Rafael Lima Joia foi uma grata surpresa em minhas pesquisas no Kindle Unlimited, da Amazon.

Estou para dizer que foi uma das melhores obras que já li sobre o tema. E eu já li algumas. O autor é sóbrio, não traz nenhum oba oba, não vende facilidades, nem se propõe a ser um guru de auto-ajuda.

Eis uma descrição do autor, contida no livro:

"Rafael Lima Joia é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

As crises econômicas que o Brasil vivenciou nos anos 80 e 90 afetaram enormemente a realidade econômica da sua família, fazendo com que eles permanentemente vivessem em dificuldades financeiras. Não conseguiam poupar, tampouco investir.

Quando adolescente, almejava mudar a sua condição social através dos estudos, e para isso, dedicou-se a conseguir uma vaga no curso de Ciência da Computação em uma universidade pública, tendo cursado parte da faculdade sem um computador próprio. Durante um estágio universitário, no ano de 2003, percebeu que apenas o ensino formal não seria o suficiente para conquistar, um dia, a independência financeira.

Desde então, passou a ler centenas de livros relacionados a investimentos e finanças pessoais, fazendo desta atividade um hobby diário.

Investidor ativo da bolsa de valores desde 2003, vivenciou as mais diversas crises financeiras dos últimos anos, crises estas que foram fundamentais para conquistar e manter a independência financeira de suas família através de investimentos.

Atualmente mora na cidade do Porto, Portugal, com a sua família, com a renda proveniente de investimentos".

O autor é brasileiro e entende as dificuldades do país. Há uma diferença absurda em ler um livro sobre investimentos escrito por um americano em comparação à obra de um brasileiro. Temos uma tendência de achar que qualquer coisa produzida lá fora é melhor do que conseguimos fazer por aqui. Um americano não tem a menor ideia das dificuldades e inseguranças jurídicas que já vivenciaram os investidores de outros países, ainda mais do Brasil.

A maioria dos brasileiros nascidos nas décadas de 80 e 90 se identifica com essa descrição do autor: "as crises econômicas que o Brasil vivenciou nos anos 80 e 90 afetaram enormemente a realidade econômica de sua família"; "quando adolescente, almejava mudar a sua condição social através dos estudos".

Uma enorme quantidade de blogueiros e aspirantes à independência financeira tiveram infâncias e adolescências com muitas restrições econômicas. 

E o mais importante: aparentemente, o autor conseguiu alcançar o sonhado objetivo (independência financeira).

Deixo alguns comentários escritos por outros leitores na Amazon:

1) Didático e objetivo - "Se você está iniciando no mundo dos investimentos e não sabe por onde começar: este é o seu livro! Esqueça todos os outros e leia este primeiro. De forma direta e simples, Rafael Joia trata daquilo que importa. Compartilha muitos anos de experiência prática e bem sucedida.

Se você já tem alguma experiência no assunto, recomendo fortemente a seção sobre a análise dos investimentos. Tenho certeza de que irá aprender um pouco mais. E, de quebra, vai ganhar um livro para indicar aos amigos e parentes que estão sempre te perguntando como fazer... rs"

2) Bastante conteúdo, explicado de forma direta e simples - "A quantidade de pesquisa que lastreia este livro fica patente, dado o número de referências e citações. Mesmo assim, o texto é bem objetivo e de leitura simples. Dito isso, há bastante conteúdo aqui, desde a teoria por trás das recomendações até aspectos práticos de como analisar cada classe de ativos (ações, imóveis, títulos públicos).

Iniciantes se beneficiarão de leituras cuidadosas, especialmente de seção de Investir Dinheiro".

3) Quem não quer parar de trabalhar e viver a vida dos sonhos? - "É justamente disso que esse livro trata! Ele detalha os conhecimentos técnicos e as estratégias pessoais necessários à conquista da tão sonhada vida mansa. Inspirador e de leitura gostosa ele revela o mapa do caminho para nos tornarmos livres das amarras do dinheiro curto. Recomendadíssimo!"

Segue o link para o livro: https://amzn.to/2tDjByY

Um abraço e até a próxima,


2 comentários: