quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

A covid me pegou, mas não me levou... - algumas divagações

Olá pessoal,

Faz tempo que não posto por aqui.

Faz algumas semanas que eu e toda minha família contraímos Covid-19. A esposa e as crianças lidaram bem com a doença. Eu sofri um pouco mais (cansaço, fraqueza, febre e tosse). Mesmo recuperado, a fadiga ainda persiste e não sinto que estou 100%. 

Nesse mesmo período, o pai de um grande amigo faleceu de Covid. Esse amigo ficou internado, mas já se recuperou. Um outro amigo da escola faleceu por motivos desconhecidos, enquanto dormia no apartamento. Tempos muito dolorosos.

Gostaria de compartilhar algumas coisas que aprendi nesse período:

1) Cuide bem daquilo que é mais importante para você - reserva de emergência e seguro de vida

Você nunca saberá quando será o seu último dia. Especialmente se for pai ou mãe de filhos pequenos, se possível, tenha uma reserva de emergência que contemple alguns meses de gastos. Além disso, se puder, tenha um ou mais seguros de vida. 

Em certo momento eu pensei, ainda que levemente, que poderia morrer. Não é uma sensação muito boa quando se tem filhos tão pequenos e ama a família. Aquelas listas que tratam das últimas coisas que pensa quando está perto da morte são bem verdadeiras. 

Fiz um cálculo rápido do patrimônio acumulado e dos prêmios dos seguros e, apesar de toda insegurança do momento, fiquei feliz ao perceber que minha família teria condições de se bancar por um bom tempo.

Descobri, na pele, que o seguro de vida é uma espécie de reserva de emergência para futuros catastróficos e que pode trazer alguma paz e tranquilidade, mesmo em ambientes de muito estresse.

2) Tenha e mantenha relacionamentos significativos

O dinheiro é fundamental no sistema em que vivemos. Isso é inegável e não tem para onde fugir. Mas pessoas significativas valem mais do que coisas significativas.

Construa e mantenha relacionamentos significativos em sua vida. Somos seres relacionais. Essa vida atomizada, desequilibrada, centrada no consumo e egoísmo, pode levar qualquer um de nós a apenas acumular coisas, mas esquecer de cultivar algo muito mais importante : relacionamentos.

Cuide de você, de sua família e de seus amigos.

Ao pensar na morte você percebe que há coisas mais importantes do que um grande patrimônio.

3)  O amor supera o ódio

Meu vizinho de apartamento é pastor da Universal. No começo da pandemia, nessas conversas atravessadas de elevador, o vizinho disse para minha esposa que covid era "fake news" e sei lá o quê. Nessas horas você fala "aham" e sai de perto, para não dar palco para maluco.

Quando vejo o cidadão e penso no pai do meu amigo, às vezes tenho vontade de dar uma voadora com os dois pés no peito dele e já partir para a "sessão do descarrego"- descarrego de soco, cotovelada, joelhada e chute com a canela. Nessas horas, controle emocional e deixar para lá sempre é o melhor caminho. Não deixe que um sujeito atribulado e maluco roube o pouco de paz que ainda existe dentro de você. 

Talvez você tenha perdido alguém ou conheça alguém que se foi por conta da Covid. Certamente quando ouve ou vê alguns dos discursos atuais a raiva sobe. É impossível não subir. 

Eu não vou dizer que é fácil - porque não é - mas procure perdoar, até mesmo esse bando de idiota que nunca te pedirá perdão.

O ódio consome por dentro. Tem um versículo bíblico na 1 Carta de João 2:11 que diz o seguinte: "Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai: porque as trevas lhe cegaram os olhos".

Ódio é uma desgraça. Ódio causa cegueira. Deve ser sempre combatido com o perdão, mesmo que o idiota que lhe fez mal nunca tenha reconhecido o erro.

Ame, especialmente esse bando de maluco insensível que, muitas vezes, se diz cristão mas não passam de fariseus hipócritas e vendilhões do templo. Esse povo, em sua grande maioria, não sabe o que é o amor, muito menos solidariedade.

Um mundo de ódio não justifica que você ande por aí sem amar e pisando no calo dos outros.

Quem odeia anda pela caminho da autodestruição. Não seja um desses, mesmo que você tenha todos os motivos para andar indignado.

4) Que 2021 seja um ano melhor

Muitas pessoas sofreram em 2020. Mortes, perda de pessoas importantes, desemprego, miséria, desespero, empresas falidas, enfim, são momentos muito complicados.

Desejo que renove suas forças para esse próximo ano e que, com a ajuda de Deus, tenhamos um 2021 melhor.

Ainda que você não tenha uma fé específica ou ache tudo isso uma grande bobagem, saiba que não está sozinho e milhões de outras pessoas passaram tempos de muita dificuldade.

Não há garantia de que o futuro será melhor. Ainda assim, agradeça por aquilo que tem, mesmo que seja pouco.

5) Coisas nem tão importantes

Nos últimos meses fiz aportes em : BBPO11, BBRC11, RBVA11, PGMN3, CVBI11, ABCP11 e HGRE11 e HFOF11.

Além disso, fiz a consolidação do patrimônio familiar  e lancei o valor de alguns FIIs que estão na conta da esposa: MFII11, VRTA11, XPLG11, VISC11, ABCP11 e MXRF11. 

Finalmente iniciei os aportes no exterior, através de ETFs: SDIV, VNQ e VNQI.

Li muitos livros. Comprei muitos também. Os destaques vão para: 1) O Mais Importante para o Investidor (Howard Marks); 2) O peregrino (John Bunyan); 3) O Anticristo (Nietzsche); 4) Por uma vida mais simples (André Cauduro).

O livro do Howard Marks é bem interessante. Entretanto, não sei se por conta da Covid, amei a releitura de "O peregrino" de John Bunyan. Não é uma obra tão conhecida no Brasil, mas se trata de um clássico da literatura inglesa. John Bunyan foi um cristão perseguido pela Igreja Oficial na Inglaterra.. Enquanto esteve na prisão, escreveu esse livro que é um dos mais vendidos de todos os tempos. É uma alegoria de um cristão a caminho da Cidade Celestial.

Ao mesmo tempo, li o Anticristo, de Nietzsche. A obra é considerada uma grande crítica a todo o cristianismo histórico, vinda do "filósofo do martelo". Confesso que nunca conheci alguém que tivesse lido "O Peregrino" e "O Anticristo". Um dos grandes problemas da atualidade é que as pessoas se recusam a ler qualquer coisa que critique ou questione sua visão de mundo. Ateu só lê ateu. Cristão só lê cristão e, de preferência, do mesmo arraial da fé. Isso limita a capacidade de raciocínio e de análise. Ri muito de algumas visões do Nietzsche, mas confesso que, em vários pontos, dei bastante razão às críticas que fez ao cristianismo histórico, sobretudo às hierarquias eclesiásticas.

Ler o ponto de vista contrário, na maioria das vezes, é a melhor forma de depurar aquilo que acredita e aprender com o outro. O grande problema das redes sociais modernas é que apenas reforçam, de forma permanente e amplificada, o viés de confirmação. Transforma tudo em um Fla-Flu e ninguém escuta ninguém. É tudo torcida.

Outro destaque de leitura vai para o livro "Por uma vida mais simples", de André Cauduro, publicado pela Editora Cultrix; que livro bom.  Ler relatos de pessoas que tiveram coragem de mudar de vida e adotar um estilo mais simples é reconfortante. O que mais apreciei no livro é que, ao tratar do "movimento pela simplicidade", o autor também aborda algumas críticas e hipocrisias dessa ideia. Muito interessante.

Li também o excelente livro Viagem Lenta, do André, mas esse merece um post especial para o futuro.

Segue o patrimônio :



Patrimônio consolidado:




Um abraço e até a próxima.


8 comentários:

  1. Lamento muito as perdas, L&P. Esperamos que essa fase passe o mais rápido possível..

    Interessante você comentar sobre "O Peregrino". Baixei ontem ele fuçando na renovação dos meus livros do Prime Reading. Entre outros, baixei também Flores para Algernon. Estava em dúvida em qual começar primeiro, após terminar o livro atual e você me convenceu a começar pelo primeiro rsrs.

    Fico feliz que tenha gostado da leitura do Viagem Lenta!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André. Obrigado. Espero que goste do livro. Abs

      Excluir
  2. Ler e Poupar,

    Ainda bem que você e seus familiares conseguiram se recuperar bem da covid.

    Como você disse: ninguém sabe quando será o último dia. Por isso, precisamos aprender a valorizar o que realmente importa.

    Boas e muito úteis reflexões sobre o ódio. Às vezes, dá mesmo vontade de "pagar com a mesma moeda", mas é algo que não vale a pena mesmo.

    O livro "Por uma vida mais simples" deve ser muito bom. Vou procurar! Agradeço pela dica.

    Aproveitando, criei uma página no meu blog com livros. Se quiser sugerir algum (ou vários), pode responder por aqui mesmo ou em algum comentário do meu blog que incluo lá.

    E se for comprar algum livro na Amazon, se puder comprar por algum dos meus links, isso me ajudaria muito. Ainda não consegui as 3 vendas qualificadas necessárias para continuar no programa.

    Que 2021 seja um ano melhor para todos nós,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Acho que consegui comprar um livro por lá. Espero que tenha dado certo. Abs

      Excluir
  3. melhoras cara
    a vida é dura mesmo
    agora é momento de fortalecer a saude com alimentacao + suplementos + treino

    abs!

    ResponderExcluir
  4. Que você e os seus estejam bem!

    Beijos

    T.Valentina

    ResponderExcluir