quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Raia Drogasil (RADL3) - Uma análise do P/L histórico


Olá pessoal!

Fiz uma postagem sobre o FLMA11 - FII com maior rentabilidade na carteira-.

Resolvi escrever um pouco sobre Raia Drogasil S.A. (RADL3), a ação com maior rentabilidade no meu portifólio.

Foram utilizados dados dos sites fundamentus (fundamentus.com.br) e oceans 14 (oceans14.com.br).

Desde que comecei os investimentos em renda variável tive vontade de comprar RADL3. O motivo é bastante subjetivo e não tem nada de análise técnica ou fundamentalista (é mais uma análise de umbigo). 

Tenho conhecidos empresários que quebraram em diversos negócios. Só não quebraram quando abriram uma farmácia. Por um brevíssimo período de tempo trabalhei em uma farmácia e pude ver o quanto esse negócio - até mais ou menos administrado - pode fazer dinheiro no Brasil.

Eu sei que o argumento é ridículo, afinal, quantas farmácias não quebram todos os meses no país? 

Achei importante lançar o argumento "ridículo" porque nem sempre temos justificativas técnicas ou fundamentalistas para justificar nosso interesse inicial em um ativo. 

A RADL3 é uma empresa de crescimento. Não foca no pagamento de dividendos aos acionistas. Requer um alto investimento anual na abertura de novas lojas. Não é grande a barreira de entrada para qualquer um constituir uma farmácia. Tem margem líquida baixa (4,9%) - é o mesmo que dizer que vende muito para lucrar pouco. Atualmente, tem um P/L de 51,61. Para muitos a simples análise do P/L e da margem baixa já seriam suficientes para afastar o interesse no ativo.

De acordo com o site fundamentus, nos últimos 12 meses, a ação valorizou 102,55%.

Quero focar agora no indicador P/L (histórico).

O site oceans14 é dotado de uma ótima ferramenta - pública e gratuita - que traz o P/L histórico de um ativo. 

Digamos que você esteja pensando que o P/L de 51 é alto demais e só investiria em Raia Drogasil quando a relação preço/lucro estivesse abaixo de 20. 

Segue o gráfico histórico do P/L (oceans 14):



Ao analisar o gráfico pode perceber que, entre 2012 e 2020 (período do gráfico), não houve nenhum momento em que a relação P/L estivesse abaixo de 30.

O pico ocorreu em maio de 2012 (P/L de 91) e a mínima em julho de 2019 (P/L de 31).

É muito difícil precificar empresas de crescimento. O mercado faz um exercício mediúnico de antecipar o futuro e precificar o ativo imaginando o quanto a empresa crescerá nos próximos anos. 

Escrevi tudo isso apenas para dizer que, em uma empresa de crescimento, se tomar como referência apenas o P/L, jamais entrará no ativo.

A título de comparação veja o P/L histórico de Itaúsa (ITSA3):




Segundo o site Oceans 14 o P/L atual de Itaúsa é de 12,17, mas já houve ótimos pontos de entrada em 2014, 2015 e início de 2016 (P/L entre 4 e 5). 

Tenho ambos ativos (RADL3 e ITSA3) e pretendo ficar com eles por um bom tempo.

Caso esteja interessado no investimento em ações consulte o site Oceans 14 e verifique o P/L histórico.

Pode auxiliar na tomada de decisão.

Um abraço e até a próxima,

2 comentários:

  1. Será que essa ação não ta nesse preço só por causa do Bull Market ? Me agrada a ação mas da um receio de pagar caro nela.

    Rumo a IF
    https://rumoaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Rumo a IF.

    Certamente o Bull Market ajuda e muito. Só quis trazer o P/L histórico porque, se a gente considerar apenas esse dado, está mais barata do que no início da década (PL entre 80 e 90).

    Dei sorte por comprar o ativo após uma desvalorização.

    Abs.

    ResponderExcluir