quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Como aprender com o Buffet, ainda que você seja um idiota


"A diversificação é uma proteção contra a ignorância. Faz pouquíssimo sentido para quem sabe o que está fazendo" (Warren Buffet).

A maioria é ignorante em qualquer assunto, inclusive nos investimentos.

Não é porque você leu alguns livros, fez um cursinho online e abriu conta em corretora que se tornou especial. 

Eu leio essa frase do Buffet partindo do princípio de que sou um idiota - ignorante.

Quando comecei a investir, já iniciei diversificando. Poucos meses depois um dos meus FIIs - MFII - teve negociação suspensa pela CVM. Foi um quebra pau danado. Um monte de disse me disse. Como estava bastante diversificado, sabe o que fiz antes, durante e depois da histeria? NADA. Não fazer nada também é uma decisão e prefiro não tomar atitudes importantes em momentos de histeria.

A Sra. Leitora Poupadora decidiu por iniciar os investimentos em FIIs. Começou pelo FII que mais gostamos - ABCP11. Era quase uma certeza de que não haveria problemas. Uma semana depois sai um "fato relevante" dando conta de que a CVM estava suspeitando de irregularidades no FII. A cota despencou com o medo de ser alterada a tributação dos proventos. Enfim, sabe o que fizemos? NADA. 

Só pude fazer NADA e dormir tranquilo por conta da diversificação. 

Sinto muito, você não é o Warren Buffet. Não se esqueça disso.

Em outras áreas da vida e empreendimentos até tenho coragem de assumir riscos maiores, sob o pretexto de que tenho um domínio sobre o assunto, que aquilo está dentro do meu círculo de competência. 

É muito difícil o investidor amador desenvolver esse círculo de competência sobre ações, FIIs e ativos financeiros. Requer anos e anos de tempo e dedicação de que não dispomos. Há chance de rolo com gestor e administrador de FII, com CEO de companhia aberta, com diretor de relação com investidores, com empresas de auditoria. Um monte de especialista decretou o fim do MFII e não viu problemas no ABCP11. Se o especialista previu errado sobre o MFII e não viu um rolo no ABCP, imagine nossas perspectivas ao tentar prever o futuro. Não são promissoras.

O remédio é simples: diversifique.

Um abraço e até a próxima.





2 comentários:

  1. Diversificar é necessário, principalmente porque não temos como acompanhar o mercado 100%.
    Se a gente conseguisse prever o futuro, em uma tacada alavancada daria para resolver a vida kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Exato! Quem já tentou a tacada da sorte e se deu mal sabe bem os riscos de apostar tudo em uma só jogada.

    ResponderExcluir