terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A riqueza da vida simples - Gustavo Cerbasi - um bom presente para qualquer pessoa





Olá pessoal,

Desejo a todos Feliz Natal, Feliz Ano Novo, Feliz Páscoa, Feliz Aniversário, Feliz Sei Lá o que em 2020 e que todos sejamos prósperos para sempre.

Tenho uma gratidão enorme pelo Gustavo Cerbasi. Além de gostar dos livros dele - em especial de "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" - devo ao autor a introdução do assunto finanças pessoais no meu namoro e casamento. Isso não tem preço.

Para quem está tendo dificuldade em lidar com o parceiro nesse assunto recomendo 2 livros, ambos do Cerbasi: 1) Casais Inteligentes Enriquecem Juntos e 2) A Riqueza da Vida Simples.

No livro "A Riqueza da Vida Simples" - lançado em 2019 - o autor aborda diversos assuntos, dentre eles a importância de escolher bem o padrão de vida (p. 17-18):

"O padrão de vida que escolhemos

Independentemente de quanto recebemos pelo nosso trabalho ou de nossos investimentos, o que determina nossa saúde financeira são nossos gastos. Em outras palavras, não é a nossa renda, mas sim o nosso consumo que determina se teremos ou não dificuldades financeiras, se somos ricos ou não.

A renda é, sem dúvida, um limitador de nossas escolhas. Mas ainda temos a liberdade de escolha enquanto não decidimos onde e como morar, como nos deslocar para o trabalho, como nos educar, como nos alimentar.

(...) Em geral, quanto menos se conhece o padrão de vida que se está procurando assumir - caso de quem, por exemplo, está ascendendo na pirâmide social - maior é a probabilidade de se subestimar as consequências de uma determinada escolha. Por exemplo, a compra de um automóvel mais sofisticado pode resultar em gastos inesperados com manutenção e estacionamento. Ou o esforço para matricular os filhos em uma escola mais cara pode resultar em desembolsos maiores com material escolar, passeios e festas com os novos amigos do colégio.

Podemos considerar, então, que as dificuldades financeiras começam quando acreditamos que podemos adotar um padrão de vida mais elevado (ou mais caro) do que nossa renda realmente permite. Ou que a renda até comporta no momento da decisão, mas que não comportará ao longo do tempo - o que pode ser chamado de padrão de vida insustentável.

Gosto de presentear pessoas com bons livros.

Minha indicação de final de ano, em especial para cônjuges e companheiros, são os livros do Cerbasi.

Se você ler esses dois já estará mais bem equipado do que a maioria dos brasileiros.

Recentemente, vendi um imóvel o que trará impacto no próximo fechamento e na meta para independência financeira. Mais detalhes no post do fechamento de janeiro.

Um abraço e até a próxima,


2 comentários:

  1. Acho uma boa ideia comprar esse livro viu, principalmente para ter um relacionamento saudável em tudo, inclusive nos investimentos.
    Um ótimo ano para você Ler e Poupar, grande abraço.

    Rumo a IF.
    https://rumoaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Rumo a IF,

    Este livro é muito bom!
    Muito obrigado!

    Abs!

    ResponderExcluir