sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Independência Financeira pelo que mais importa!



Lendo uma postagem antiga do BLOG SEMPRE SÁBADO fiquei pensando sobre o porquê desejo a independência financeira (http://www.sempresabado.com/e-quando-a-mulher-ganha-mais-do-que-o-homem/#comment-21760).

Cada um tem um motivo para buscar a independência financeira antecipada. De modo geral posso resumir que todos desejam mais tempo e dinheiro - liberdade. 

Eu quero tempo e dinheiro para ficar com quem mais importa, no caso, minha família - esposa e filhos. Não conseguiria nada sem ela. E se conseguisse sem ela - família -, nada faria muito sentido.

Viktor Frankl em seu livro, "Em Busca de Sentido", relata as dificuldades que passou em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial. Reforça a necessidade de que tenhamos um sentido na vida, o porquê de existir. Os prisioneiros que não tinham um motivo para viver sucumbiam rapidamente e desistiam da vida.

É um dos melhores livros que li. Toca fundo na alma e faz refletir sobre muitas coisas.

Sei que há vários motivos para que pessoas critiquem o casamento nos dias atuais. Não há santos. Tanto homens como mulheres têm se comportado de forma individualista e sem pensar no futuro do casal. Muitos se vêem arruinados quando se casam com a pessoa errada. Nos dias de hoje há mais chance de você se lascar no matrimônio do que se dar bem. Disso não tenho dúvida.

Mas olhando para a minha vida vejo o quanto foi importante o casamento. Um ajudando o outro. Um torcendo pelo outro. Construímos tudo juntos, do zero. 

Se fosse solteiro provavelmente não teria me dedicado tanto para melhorar de vida. Estaria contente no meu primeiro emprego. Nunca precisei de muito para estar satisfeito.

Muito do meu esforço adveio da vontade de proporcionar uma vida melhor para os familiares.

O mais difícil no casamento é entender que você não compete com seu cônjuge. É um empreendimento conjunto. Quando um dos dois deseja competir e diminuir o outro... já era.

E não tenho nenhum problema que minha esposa ganhe mais do que eu. Hoje ganho mais, mas nunca se sabe o dia de amanhã.

Um abraço e até a próxima,








6 comentários:

  1. Olá Ler e Poupar. Obrigada pela menção e pelo comentário. Ficamos muito felizes por ver que você parece 100% realizado com a sua família. Uma vez uma leitora disse que achar um companheiro(a) de verdade é ganhar na loteria da vida e nos parece que é um desses sortudos. Boa sorte na sua jornada!
    Abs
    Muquirana

    ResponderExcluir
  2. Olá Muquirana! Eu que agradeço pelo comentário. Atualmente, encontrar um(a) companheiro(a) já é difícil. Um(a) companheiro(a) de verdade ainda mais. E que tenhamos sorte e sabedoria em nossas vidas para dar atenção àquilo que reputamos como o mais importante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Total sentido... quero um dia encontrar alguém que some e não que subtraia.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a ideia de independência financeira é em primeiro lugar ser livre para fazer o que quiser, sem dependência de um emprego, lugar, pessoa etc. Isso já é motivo suficiente pra mim.
    Obs.: Eu tenho a melhor esposa da galáxia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! Independência financeira é tempo e dinheiro para fazer o que quiser, inclusive nada. É o prazer de não depender tanto dos outros, das circunstâncias, de chefe ou o que quer que seja.

    ResponderExcluir