terça-feira, 3 de março de 2020

Entre a formiga ressentida e a cigarra deslumbrada - adiar a gratificação x ganho instantâneo - o falso dilema

Olá pessoal.

Vivemos um aparente conflito, um falso dilema: ou adiamos a gratificação e vivemos no futuro ou usufruímos do ganho instantâneo e nos esquecemos do amanhã. Uns querem ser cigarra, outros formiga.


"Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:


- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!

- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.


Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer. Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.



A cigarra então aconselhou:

- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!


A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga. Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.



A rainha das formigas falou então para a cigarra:

- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.


A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:

- Hum!! O inverno ainda está longe, querida! Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.


Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.



Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.



Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra:

- No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.




Quem nunca ouviu que caixão não tem gaveta? Que pensar no futuro é deixar de viver o presente? Que não adianta acumular para o inverno, pois não se tem certeza se viverá até lá? Que a cigarra foi a única que se deu bem na história, pois foi feliz o tempo inteiro?

Em contrapartida, quem nunca ouviu que devemos abdicar de viver o presente para construir um futuro melhor? Que a cigarra deu sorte de precisar de uma formiga, pois se fosse de um ser humano morreria de fome? Que depender dos outros - seja governo, empresa, família ou quem quer que seja - é uma das piores coisas que alguém pode fazer?

A fábula da cigarra é maravilhosa, pois é mais difícil ensinar o adiamento da gratificação do que a fruição instantânea - e viva o teste do marshmallow (http://www.simplicidadeeharmonia.com/2020/03/a-dificil-arte-de-saber-esperar.html).

Entretanto, não precisamos ser cigarras nem formigas. Devemos e precisamos buscar um equilíbrio entre a fruição imediata dos bens e o adiamento da gratificação. 

Não está escrito nas estrelas que ou poupamos ou somos felizes; ou investimos ou somos alegres.

Nem formiga ressentida nem cigarra deslumbrada.

O caminho dos poupadores é menos difícil quando aprendem a usufruir ao longo do processo.

Um abraço e até a próxima.





2 comentários:

  1. Excelente post.
    Eu não conhecia a fábula com esse desdobramento.

    "O caminho dos poupadores é menos difícil quando aprendem a usufruir ao longo do processo."
    Exatamente.
    Equilíbrio e sabedoria são fundamentais durante a jornada da vida.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com


    ResponderExcluir
  2. Olá L&P, tudo bom?

    Conhecia a história. É realmente complicado o equilíbrio.

    Tem novidades no meu Canal, depois passe lá e deixe sua opinião.

    https://aportehoje.blogspot.com

    ResponderExcluir