segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

12 regras para a vida - um antídoto para o caos



Jordan Peterson é um psicólogo canadense, professor, escritor e palestrante. Ganhou notoriedade ao participar de alguns debates envolvendo temas polêmicos na política do Canadá.

Seu principal livro, lançado no Brasil em 2018, se chama "12 regras para a vida - um antídoto para o caos".

Se eu pudesse obrigaria que meus filhos lessem centenas e centenas de livros. Talvez isso não seja possível. Talvez eles não queiram. Mas ler apenas um livro é fácil.  E a escolha para os meus filhos - ao menos hoje - seria essa obra do Jordan Peterson.

Ela não tem nada demais. É cheia de obviedades ditas por bizavós e avós. Mas vivemos um tempo em que o óbvio não é dito; não é vivido; é esquecido.

Seguem as regras:

Regra 1 - Costas eretas, ombros para trás;
Regra 2 - Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade;
Regra 3 - Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você;
Regra 4 - Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje;
Regra 5 - Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles;
Regra 6 - Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo;
Regra 7 - Busque o que é significativo, não o que é conveniente;
Regra 8 - Diga a verdade. Ou, pelo menos, não minta;
Regra 9 - Presuma que a pessoa com quem está conversando possa saber algo que você não sabe;
Regra 10 - Seja preciso no que diz;
Regra 11 - Não incomode as crianças quando estão andando de skate;
Regra 12 - Acaricie um gato ao encontrar um na rua.

Alguns trechos do prefácio, escrito por Dr. Norman Doidge, psiquiatra e autor de "O cérebro que se transforma", falando sobre a postura de Jordan Peterson, quando trabalhava como professor:

"Acima de tudo, ele alertava seus alunos sobre assuntos raramente debatidos na universidade, tais como o simples fato de que todos os antigos, de Buda aos autores bíblicos, sabiam aquilo que qualquer adulto vivido sabe: a vida é sofrimento. Se você ou alguém próximo está sofrendo, isso é triste. Mas, de forma lamentável, não é particularmente especial. Não sofremos apenas porque "os políticos são idiotas", "o sistema é corrupto" ou porque você e eu, assim como a maioria, podemos nos descrever legitimamente como uma vítima de algo ou de alguém, de alguma maneira. É pelo fato de termos nascidos humanos que, com certeza, teremos nossa dose de sofrimento (...). Criar os filhos é difícil; trabalhar é difícil; velhice, doença e morte são difíceis, e Jordan enfatizou que passar por tudo isso completamente sozinho, sem o auxílio de um relacionamento amoroso, da sabedoria ou dos insights psicológicos dos grandes psicólogos, apenas dificulta ainda mais.

"A principal regra é que você deve assumir a responsabilidade por sua própria vida. Ponto final. Alguém pode pensar que uma geração que ouviu incessantemente dos seus professores mais ligados à ideologia sobre direitos, direitos e mais direitos que lhe pertencem, oporia-se a ouvir que é melhor focar-se na aceitação das responsabilidades. No entanto, essa geração de muitos que foram criados em famílias pequenas por pais super-protetores em parquinhos com o chão macio e depois ensinados em universidades com "espaços seguros", que não precisa ouvir coisas que não queira - educada para ter aversão ao risco - tem agora, em seu meio, milhões que se sentem entorpecidos por essa subestimação da sua resiliência potencial e que abraçaram a mensagem de Jordan de que cada indivíduo tem uma responsabilidade fundamental a assumir; de que para viver uma vida plena é preciso primeiro colocar a própria casa em ordem, e apenas então, será possível sensatamente pretender assumir responsabilidades maiores. 

Você só tem a ganhar ao ler e ouvir os ensinamentos de Jordan Peterson.
Um abraço e até a próxima,





2 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha e das regras. Eu ainda não conhecia esse livro.

    "Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje."
    Muito profundo...
    Anotei a frase e futuramente vou desenvolver um post para o meu blog sobre isso.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
  2. Este livro é excelente. As palestras do autor são ainda melhores.
    Abs!

    ResponderExcluir