terça-feira, 3 de dezembro de 2019

O milionário mora ao lado - a escolha da vizinhança


"A grama do vizinho sempre é mais verde"


O estilo de vida é afetado por diversos fatores. Um dos principais é o local da residência e o padrão de consumo dos vizinhos. 

A conclusão não é apenas minha. É também dos autores do livro "O Milionário Mora ao Lado":

"É mais fácil acumular riqueza se você não mora num bairro da alto status (...). Talvez você não seja tão rico quanto deveria ser porque trocou grande parte da sua renda atual e futura apenas pelo privilégio de morar num bairro de alto status (...). 

A cada ano você é forçado a maximizar a sua renda realizada só para conseguir pagar as contas. Você não pode se dar ao luxo de investir nenhum dinheiro. Na verdade, você está num beco sem saída. Suas altas despesas domésticas exigem o emprego total da sua renda. Você nunca vai se tornar independente financeiramente sem comprar investimentos que se valorizem sem realizar renda. Então, o que vai acontecer? Você vai escolher uma vida de altos impostos e alto status, ou vai mudar de endereço? (...)

Morar num bairro menos caro lhe permite gastar menos e investir mais da sua renda. Você pagará menos pela sua casa e, correspondentemente, menos pelos seus impostos sobre a propriedade. Seus vizinhos provavelmente não vão ter veículos caros. Você vai achar mais fácil manter um nível de vida equivalente ao dos outros, ou mesmo superior, e ainda assim acumular riqueza. A opção é sua." (p. 82-83).

Eu e minha família tivemos a oportunidade de adquirir um lote em um ótimo condomínio fechado - de alto padrão. Vários fatores pesaram na recusa à oferta: não sabemos por quanto tempo permaneceremos na cidade; não temos família na região; o condomínio é um pouco distante do trabalho e da futura escola das crianças; gostamos do apartamento alugado em que residimos; o aluguel nos dá liberdade de mudança rápida, caso haja necessidade.

Mas o principal fator foi perceber que uma vizinhança de alto padrão exige gastos de alto padrão. Tudo é mais caro: do pão na padaria até os gastos para a construção da casa.

E nem coloquei na conta a comparação com os vizinhos; a comparação dos filhos com os filhos dos vizinhos, e tudo o mais.

Não estou vendendo uma mentalidade de escassez ou de miséria - não é isso -, mas é bastante fácil constatar que muitos "ricos" no Brasil vivem mais de ostentação e aparência, muito por conta da necessidade de acompanhar o padrão de vida dos vizinhos, familiares e amigos. 

Dando sequência à primeira postagem, segundo os autores da obra, se quiser ficar rico: 1) seja frugal; 2) escolha bem o seu cônjuge; 3) escolha bem sua vizinhança.

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário