quinta-feira, 28 de novembro de 2019

O milionário mora ao lado - frugalidade e a escolha do cônjuge

"Defesas ganham campeonatos"



O livro "Milionário Mora ao Lado" é um estudo conduzido por Thomas J. Stanley e William D. Danko sobre os hábitos dos milionários americanos. É uma obra de 1996, com a 1ª edição brasileira em 1999.

É mais um livro de sociologia da riqueza. Não se parece com o best-seller típico de finanças pessoais. É prático e objetivo. Trata de pessoas reais em situações do dia-a-dia. Não diz que basta você  desejar a riqueza que ela vem até você. 

A ideia central é a seguinte: o típico milionário americano desenvolveu o hábito de viver abaixo de suas possibilidades. Em outras palavras: é extremamente frugal. Não liga muito para ostentação nem para aparências.

"O dicionário Webster define frugal como "um comportamento caracterizado por ou refletindo economia no uso dos recursos". O oposto de frugal é perdulário. Definimos perdulário como um estilo de vida marcado por gastos abundantes e excesso de consumo.

Ser frugal é a pedra fundamental da construção da riqueza. Contudo, com demasiada frequência os perdulários recebem promoção e sensacionalismo por parte da imprensa popular" (p. 33).


"JOGANDO BEM NA DEFESA

Os afluentes costumam responder "sim" a três perguntas que incluímos nas nossas pesquisas: 1) Seus pais eram muito frugais? 2) Você é frugal? 3) Sua esposa é mais frugal do que você?

Esta última pergunta é da máxima importância. Não só os acumuladores de riqueza mais prodigiosos são frugais, como também suas esposas tendem a ser ainda mais frugais. Considere o lar afluente típico. Perto de 95% dos lares milionários são compostos de casais casados. Em 70% desses lares, o homem contribui com pelo menos 80% da renda. Boa ofensiva em termos econômicos significa que uma família gera uma renda maior do que a média (...). A maior parte desses lares também joga muito bem na defesa, isto é, são frugais quando se trata de gastar em bens e serviços de consumo. Entretanto, a existência de um gerador de alta renda num casal não significa automaticamente que haja um alto patrimônio líquido. Outra coisa deve estar presente. Um milionário do tipo self-made resumiu isso da melhor maneira quando nos disse: NÃO CONSIGO FAZER MINHA MULHER GASTAR DINHEIRO NENHUM!

Ninguém pode se tornar rico em uma geração se for casado com uma pessoa perdulária. Um casal não pode acumular riqueza se um dos seus membros é hiperconsumidor. Isso é especialmente verdade quando um deles, ou ambos, estão tentando construir uma empresa de sucesso. Poucas pessoas conseguem manter hábitos de consumo extravagantes e ao mesmo tempo construir riqueza" (p. 42/43)

Esse trecho até parece uma parte do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos".

Se quiser ficar rico, cuidado ao escolher o cônjuge: é o conselho do autor.

O livro é de meados da década de 90, de modo que muitos dos dados estão defasados. Recentemente, um outro autor americano publicou um livro parecido. Não há tradução para o português. A obra se chama "Everyday Millionaire - How Ordinary People Built Extraordinary Wealth - and How You Can Too  ", de Chris Hogan. O hábito da frugalidade é uma marca também encontrada por Chris Hogan na maioria dos milionários entrevistados.

É impossível comparar a realidade americana com a brasileira, mas creio que o hábito da frugalidade deve ser aplicado por todo investidor amador que queira construir riqueza, sem ajuda de heranças.

Nunca se esqueça de que defesa - frugalidade - ganha campeonatos.

Segue o audiobook do livro, disponível no youtube:

Um abraço e até a próxima.





12 comentários:

  1. Li o post ontem, achei excelente mas não comentei. Hoje voltei aqui só para fazê-lo. Tenho 25 anos e namoro, e tal qual 99% da nossa geração nunca se importou em ler nada relacionado à finanças. Tento introduzí-la aos poucos pois sei bem que o nosso sucesso profissional/pessoal/financeiro depende da dedicação de ambos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte e sabedoria! Fiz algo parecido durante o namoro. Dei de presente o livro do Cerbasi, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Não é uma receita de bolo que dá certo para todos, mas no meu caso ajudou a introduzir o assunto e a ter uma ideia melhor do que pensávamos como casal. Obrigado pelo comentário. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post!

    Gostei tanto que enviei até para Sra. Foco no Milhão. Ela está evoluindo bastante na questão financeira e conhecendo esse mundo da frugalidade.

    Com base na reação dela até tive um insight sobre um post que sairá em breve no blog.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! No aguardo do post para saber mais sobre essa reação e o insight. Abraço!

      Excluir
  4. Ler e poupar,

    Gostei da sua resenha, da qual gostaria de destacar um trecho:

    "mas creio que o hábito da frugalidade deve ser aplicado por todo investidor amador que queira construir riqueza, sem ajuda de heranças."

    Uma vida mais simples naturalmente demanda de menos compras desnecessárias. Muitas vezes confunde-se necessidades com desejos. E dessa forma, gasta-se muito com coisas que não são tão necessárias ou úteis assim, ainda mais com tantas campanhas publicitárias nos induzindo ao consumo o tempo todo.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O sistema não deseja pessoas frugais. Deseja hiperconsumidores pagadores de juros e de impostos.

      Abs!

      Excluir
  5. Tenho esse livro, gostei muito da leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, concurseira.

      É um livro muito bom. Verá que no serviço público há uma grande quantidade de hiperconsumidores que não se preocupam com o futuro. Abs!

      Excluir
  6. Muito interessante.

    Lá em casa a maior renda é minha. E meu marido adora gastar.
    Aos poucos estou educando ele, mostrando as grandes vantangens de viver de forma simples.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Desejo sorte e sabedoria na empreitada. É fundamental para quem deseja construir patrimônio.

    ResponderExcluir