quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O homem mais rico da Babilônia - a primeira lei de ouro


Se completou a educação regular - sem repetir nenhuma série - passou uns 12 anos entre ensino fundamental e médio. 

Provavelmente, "aprendeu" sobre plantas pteridófitas, ligações iônicas, camadas da atmosfera, revolução francesa (umas 3 vezes), composição do núcleo da terra e outras coisinhas. Já se esqueceu da maioria dos assuntos, salvo se precisar disso para o trabalho.

Em algum momento você teve uma aula decente de educação financeira? 

Por que tantos reclamam que nunca foram educados financeiramente em casa? A razão é simples: os pais, avós e bizavós, em sua maioria, também nunca foram educados para lidar com o dinheiro.

Quando era adolescente tive a oportunidade de ler "O homem mais rico da Babilônia". Nem me lembro de como esse livro chegou até a mim, mas me recordo da sensação que ele produziu: "EU QUERO E POSSO SER RICO. PODE ATÉ NÃO SER UMA REALIZAÇÃO PARA TODOS, MAS É PARA MIM".

Foi a primeira vez que eu - um jovem da periferia de uma grande cidade - pensei dessa forma. E ser rico para mim era bem simples - rodeado de tanta privação: não queria depender de ninguém; queria ter condições de manter uma vida sem receber dezenas de ligações cobrando o pagamento de dívidas; queria fornecer dignidade e paz à minha família. Só isso tudo.

Com o tempo as metas mudaram, mas o desejo de melhorar de vida surgiu após a leitura desse pequeno grande livro. Quem nasceu na periferia sabe que não é muito comum alguém acreditar - de verdade - que é possível ficar "rico" durante a vida. Credito ao livro a mudança em minha atitude mental.

Deixo para vocês a primeira lei de ouro.

"O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família.

Todo homem deve separar religiosamente um décimo de seus ganhos e, ao investi-los sabiamente, criará um considerável fundo que não somente lhe trará um vultoso rendimento futuro, como também protegerá sua família depois que os deuses o chamarem para o mundo da escuridão. A lei afirma igualmente que o ouro vem de bom grado para tal homem. Pude certificar-me disso em minha própria vida. Quanto mais ouro acumulei, mais prontamente ele veio até mim e em quantidades crescentes. As moedas de ouro que economizei ganham ainda mais moedas, como acontecerá com vocês mesmos, e seus lucros continuam aumentando. Esse é o resultado da primeira lei"

É o famoso "pague-se primeiro". A regra de ouro das finanças pessoais.

Talvez alguém passe por aqui e não tenha condições de comprar o livro, tampouco baixá-lo em algum canto na internet.

Então ouça este audiobook e dê a si mesmo a oportunidade de pensar diferente da maioria. Isso pode mudar a sua vida.


Um abraço e até a próxima,






Nenhum comentário:

Postar um comentário