quarta-feira, 24 de junho de 2020

A situação dos aposentados no Brasil - você quer ser 1%?



Olá pessoal,

No blog Viagem Lenta o Bansir publicou um excelente texto com o título: "qual o significado da aposentadoria para mim"? (https://viagemlenta.com/qual-o-significado-de-aposentadoria/).

Gostei muito - e me identifiquei - quando disse que, ainda que não alcance a aposentadoria antecipada, tem como um dos seus propósitos fornecer liberdade financeira aos filhos, isto é, não depender deles na velhice. 

Segue um gráfico com a situação dos aposentados no Brasil:




Como podemos ver, segundo o IBGE, apenas 1% dos aposentados brasileiros são considerados independentes; 46% dependem de parentes; 28% dependem de caridade e 25% são obrigados a trabalhar.

Ser aposentado e independente é uma tremenda exceção no Brasil; nem se fale daqueles que alcançaram essa independência de forma antecipada (FIRE), são exceção da exceção da exceção.

Como pai tenho o mesmo desejo do Bansir. Já seria de grande ajuda para os meus filhos se não dependesse deles na velhice, pelo menos no aspecto financeiro.

Fico muito feliz de poder ajudar alguns dos meus ascendentes. Creio que seja obrigação dos filhos cuidar dos pais/avós, assim como é obrigação dos pais cuidar dos filhos.

Só que nem todo mundo pensa assim. O mundo é  cheio de pais/mães que não ligam para os filhos e de filhos que não se importam com os pais. Você só sabe se pode contar com os outros no momento da necessidade; nessas horas que surgem as grandes decepções.

Diante desse quadro, o melhor a fazer é se preparar para o futuro, enquanto ainda há tempo. E não se esqueça de que, em alguns grandes estados do Brasil (RS, RJ e MG) faz algum tempo que temos atrasos nos salários de servidores.

Prepare-se para o futuro! É a única chance de ocupar a faixa dos 1% que não dependem da caridade alheia.

Um abraço e até a próxima.


2 comentários:

  1. boa lembrança
    acho que a parte financeira dá pra resolver até lá
    foda é a questão da saúde: sempre acaba havendo alguma dependência, o que é chato pacas

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Scant,
    Na velhice sempre dependemos de alguém. Mas prefiro ter condições de pagar um asilo/cuidador a me ver preso sendo um peso para os outros. Abraço.

    ResponderExcluir