segunda-feira, 8 de março de 2021

Queda de Gigantes - Ken Follet


Olá pessoal,

Geralmente, quem não gosta de história, se recorda de aprender a decorar datas desconexas e estudar sobre fatos, aparentemente, sem qualquer relação. Não somos ensinados na escola a pensar a história de forma completa e correlacionada. Estudei revolução francesa umas 4 vezes, mas pouco vi sobre os efeitos na América Espanhola. 

Aprendemos sobre revolução francesa, mas não somos ensinados sobre como isso redundou nas guerras napoleônicas e, após um longo processo, na independência do Brasil.

Aprendemos sobre a civilização árabe, mas pouco sabemos sobre a dominação na península Ibérica - por cerca de 700 anos - e como isso afetou a formação de Portugal e Espanha.

Aprendemos sobre a crise de 1929, mas não sabemos como isso implicou a revolução de 30. Isso se dá porque a história é contada como se fosse possível entender a Revolução Russa sem a 1ª Guerra, a Revolução Chinesa sem a 2ª Guerra, o Regime Militar de 64, sem a guerra fria.

Para quem não gosta de história, recomendo, novamente, o livro "Queda de Gigantes" de Ken Follet:


É uma espécie de romance histórico - muito bem escrito - que inicia a Trilogia do Século. Passa-se nos primeiros anos do século XX. A forma como o autor conta a história demonstra como pessoas normais são afetadas por guerras e como era o ambiente social e político - nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Rússia - nos primeiros anos do século XX.

Para quem gosta de história é ainda melhor. Alguns políticos, revolucionários e reis são abordados, de forma bastante verossímil. 

Se não gostar desse livro, sinceramente, é melhor nunca mais ler coisa alguma.

Um abraço e até a próxima.


2 comentários:

  1. Bela lembrança do autor. Li, há muitos anos, a Chave para Rebeca, e adorei. Nunca aprendi tanto sobre o Afrika Korps. Vai entrar no radar também. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, ainda não li esse. Vou colocar na fila aqui. Muito obrigado. Abs.

      Excluir