quinta-feira, 11 de março de 2021

Proventos - aportes e fluxo de caixa

Olá pessoal,

Existem várias estratégias para acúmulo patrimonial. 

Se eu pudesse resumir a minha em poucas palavras seria: fluxo de caixa, fluxo de caixa e fluxo de caixa.

No início da jornada financeira, minha principal preocupação era ter ativos que me gerassem uma renda, com relativa constância. Tenho um imóvel alugado e alguns FIIs. 

Em março, pela primeira vez, passei a marca de R$ 5.000,00 mensais de proventos. Os dividendos das ações cooperaram bastante.

Não existe uma estratégia perfeita. Não existe uma única via possível. O importante é traçar um caminho que lhe dê tranquilidade ao dormir.

Há alguns anos essa meta era, aparentemente, impossível de ser alcançada. Tinha mais passivos do que ativos; mais dívidas do que patrimônio. Lia os blogs e tudo que pensava era: "acho que isso não é para mim".

Quitei todas as dívidas, aluguei o apartamento e passei a me interessar pelos FIIs, por conta da previsibilidade nos rendimentos e volatilidade menor - em comparação às ações.

Ao longo da vida, cometi inúmeros equívocos financeiros e me meti em negócios que só me causaram prejuízo. Foram muitos. Mas, aos poucos, aprendi algumas lições.

Os aportes são mais importantes do que a rentabilidade; alta porcentagem de poupança e pagar-se primeiro são fundamentais.

Mas, antes disso tudo, você precisa acreditar. Desejar. Imaginar e crer que é possível.

Em um momento de tanto desalento e desesperança - falo por mim mesmo - quis trazer uma mensagem de esperança em meio ao caos e futuro, no mínimo, duvidoso.

Escrevi isso para mim. Eu preciso ter esperança. Imagino que você também. 

Uma coisa que funcionou muito na nossa família foi comemorar pequenos sucessos. Nossos primeiros R$ 100,00. Nosso primeiro salário mínimo em FIIs. Quando assustamos, chegamos aos R$ 5.000,00 por mês.

Agora minha esposa voltará ao mercado de trabalho e, juntos, pretendemos aumentar a força dos aportes.

Nunca se esqueça: antes de fazer por onde, você precisa acreditar.

Agradeço a todos os blogueiros que já passaram por aqui e já se foram; uns desativaram os blogs, outros morreram. Vocês fazem parte dessa história.

Um abraço e até a próxima.


Um comentário:

  1. Não vejo a hora de chegar nesse patamar. Hoje ganho R$ 5,40 reais de proventos dos FII's. O início é sempre mais complicado. kkk

    Depois, quando puder, dá uma olhada no meu blog. Estou começando agora e adoraria seu feedback.

    caminhodaspedrasfire.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir