quinta-feira, 16 de julho de 2020

RBVA11 e a presepada do Santander

Olá pessoal.

O RBVA11 é um fundo de investimento imobiliário que tem, além de imóveis locados para o varejo, agências bancárias alugadas para a Caixa e Banco Santander.

Quando iniciei meus investimentos no fundo eram apenas agências da Caixa (AGCX11). A Rio Bravo, com o objetivo de diversificar o portifólio, expandiu os investimentos do fundo para o varejo (outros imóveis), inclusive com a mudança do nome e ticker (RBVA11).

Recentemente, o fundo SAAG (11) - agências Santander - foi incorporado ao RBVA11, fazendo deste um fundo com valor de mercado de R$ 1.411.491,952,69 (dados do Clube FII).

Quando da incorporação do SAAG pelo RBVA, muitos cotistas do SAAG reclamaram de ter que "se misturar" com um banco público. Disseram que só investiram no SAAG porque confiavam no Santander, uma instituição privada, multinacional, que tem por hábito cumprir os contratos; que os bancos públicos brasileiros (Banco do Brasil e Caixa) não são confiáveis, enfim, foi um mimimi danado.

Pois bem. Nos últimos dias o Santander - queridinho do mercado - ajuizou 28 ações questionando contratos atípicos. O Banco vendeu as agências e alugou logo em sequência - sale and leaseback -; usou o dinheiro para fazer mais dinheiro com seus juros baixinhos aplicados aqui no Brasil; com 5 meses de pandemia diz que "os 28 mil cotistas do RBVA11 estão enriquecendo de forma ilícita". Virei um praticante de ilícito civil e não sabia. Obrigado, Santander.

A minha pergunta aqui é a seguinte: imagine que a Caixa tivesse feito isso. Iriam pedir até o impeachment do presidente da República - já pedem todo dia mesmo. Diriam que essa potroca deveria ser privatizada, que banco público é uma merda - há muita verdade nisso -, não respeita contratos, enfim, um monte de coisa. 

É apenas uma reflexão. Assim como nos casos do MFII11 e ABCP11 não farei nada no momento. Se cair muito, pretendo até comprar mais.

Não sei o motivo de o Santander ter feito uma presepada tão grande por conta de apenas 28 agências (tem mais de 2000 em todo Brasil).

O que eu sei é que o titio Warren está sempre certo: a diversificação é a melhor saída para os ignorantes.

Quando diversificar muito, um ou outro zé mané vai dizer que você está pulverizado. Pulverizado é a tonga da mironga. Imagina quem tem um portifólio só com shoppings excelentes e depende dos rendimentos para sobreviver: está lascado nesse momento de pandemia.

Diversificação nunca é demais.

Imagine se fosse a Caixa ou o Banco do Brasil......kkkkkkkkkk

Para quem deseja entender mais do caso, segue uma live com o professor Baroni.

Um abraço e até a próxima.









2 comentários:

  1. Pulverizar hoje, pulverizar amanhã e pulverizar sempre hahaha

    Excelente post, LeP! Não tenho o rbva, irei pesquisar sobre ele depois! E, o abcp eu tenho, gosto dele!

    ResponderExcluir
  2. Olá One,

    Obrigado. Pulverizar é a alternativa para sobreviver nos investimentos. Ainda não descobri outro jeito. Abraço!

    ResponderExcluir