quarta-feira, 29 de julho de 2020

Fechamento de julho de 2020: carteira e livros

Olá pessoal.

Aportes do mês em:

1) FIIs - BARI11, VRTA11, BCRI11 e HGLG11 (subscrição);
2) ETF - SMAC11 e PIBB11
3) Ações - GRND3 (grendene).

Segue a carteira de renda varíável, sem o SMAC11:



Terminei parte dos clássicos de a História da Filosofia de Giovanni Reale e Dario Antiseri. Pré-socráticos e Sócrates. Para quem gosta de história e de filosofia é uma ótima leitura. 

Lendo, também, o livro "O fim do homem soviético", de Svetlana Aleksiévitch. Traz relatos de pessoas a respeito do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Uma das histórias é de uma mulher que, na época do Stalin, trabalhava em uma fábrica; conta que, caso atrasasse 10 minutos, poderia ser presa; uma outra, membro do Partido Comunista, conta que, após o colapso do bloco, algumas pessoas descobriram quem as havia denunciado e o porquê foram presas; uma dessas presas - uma mulher - morava em um apartamento comunal, com outras 3 famílias; um dia, do nada, foi presa e levada pela polícia secreta (NKVD); só deu tempo de pedir para a vizinha cuidar de sua filha; ficou anos presa; ao abrir seu processo, descobriu que essa vizinha a havia denunciado; voltou para casa e se enforcou. Também tem histórias de saudosistas da URSS.

A "transição" na Rússia foi bruta, para dizer o mínimo. Quem quiser conhecer um pouco do período - e do que acontece hoje por lá - pode assistir ao documentário "Citizen K" que fala da saga do controverso Mikhail Khodorkovsky e sua luta contra Putin. O documentário está disponível no youtube e na Amazon Prime.

Estou lendo, também, através do kindle unlimited, "As Confissões" de Agostinho. Que livro sensacional; que obra maravilhosa. Uma das coisas mais surpreendentes ao ler livros antigos é perceber que muitas das angústias e dificuldades atuais já existiam há milhares de anos. Toda a modernidade e desenvolvimento tecnológico não foram suficientes - ainda - para alterar as necessidades humanas em seu nível mais profundo.

Ler Agostinho ou Santo Agostinho, como preferir, é mergulhar em um mar de sabedoria milenar: "fizeste-nos para ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em ti".

Como vivi em muitas cidades nos últimos 10 anos, é cada vez mais difícil fazer novas amizades e ter conversas prazerosas. Não sei se com o tempo nos tornamos mais sábios ou mais chatos. Talvez um pouco de cada.

Ler bons livros é como ter uma boa conversa com um amigo mais sábio do que você.

A leitura traz um tipo de reflexão que a TV/youtube não é capaz de dar. Você lê, pensa e reflete sobre aquilo que leu.

No youtube um vídeo puxa o outro e, quando assusta, já viu mil coisas mas não refletiu sobre nenhuma delas. É o excesso de informação que mais atrapalha do que ajuda.

Um abraço e até a próxima.


8 comentários:

  1. Bela reflexão sobre a leitura, Ler e Poupar! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,
      Muito obrigado.
      Abraços.

      Excluir
    2. L&P, há um email com o qual possa contatá-lo?

      Abraço!

      Excluir
    3. André, tem sim... milionariomoranoblog@gmail.com
      Abs.

      Excluir
  2. Muito legal! Eu tbm gosto de ler bastante. Atualmente estou lendo " Casa Grande & Senzala de Gilberto Freire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Este eu tenho. Li alguns trechos, mas ainda não terminei. Está na fila... leitura obrigatória. Abraços.

      Excluir
  3. ótimas leituras
    esse site ajuda: https://b-ok.lat/?regionChanged=&redirect=617274

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Scant,
      Muito bom o site.
      Abraço

      Excluir