segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Uma maneira de ser feliz: a prática da bondade amorosa - Tim Ferris e as Ferramentas dos Titãs

Olá pessoal.

Estou lendo o livro Ferramenta dos Titãs, de Tim Ferris.



Várias coisas nele me chamaram atenção. Outras achei uma viagem na maionese sem precedentes. Uma viagem na maionese não é algo necessariamente ruim; é apenas uma forma heterodoxa de ver o mundo.

Vou comentar sobre algo de que gostei e penso ser interessante.

Tim Ferris pratica o que chama de "bondade amorosa", também conhecida como "desejar o bem a estranhos".

Ele diz:

"Bondade amorosa e o dia mais feliz nos últimos sete anos.

Em muitas palestras que faço, conduzo um exercício muito simples de dez segundos. Peço aos membros da plateia que identifiquem dois indivíduos na sala e pensem: "Desejo que essa pessoa seja feliz e desejo que aquela pessoa seja feliz. Só isso. Não é para fazer ou dizer nada, apenas pensar. Este é um exercício totalmente de pensamento. O exercício inteiro equivale a dez segundos de pensamento (...)
Tendo a fazer uma única sessão de três a cinco minutos à noite, pensando em três pessoas que quero que sejam felizes, com frequência dois amigos de hoje em dia e um velho amigo que não vejo há anos.
Depois de apenas três dias fazendo isso em Paris, enquanto trabalhava neste livro, eu vi me perguntando ao longo do dia "Por que estou tão feliz?" Parte do motivo pelo qual acho isso tão eficaz é que a meditação em geral  é uma atividade muito focada em mim, e somos facilmente apanhados em um redemoinho de pensamentos sobre as nossas coisas. Este exercício de bondade amorosa tira completamente o foco de você, o que resolve imediatamente pelo menos 90% do falatório dentro da cabeça" .

Pode parecer auto-ajuda que não ajuda mas só atrapalha.

Mas depois de ler esse trecho fiz o pensamento contrário. Qual a principal característica das pessoas mais infelizes que conheço? A resposta foi fácil: elas só reclamam das circunstâncias e só sabem falar mal dos outros.

As pessoas mais reclamonas e ingratas que conheço são, igualmente, as mais infelizes.

Em contrapartida, algumas das mais felizes agradecem por um prato com arroz e feijão, um copo com água; se chove, agradecem pela chuva; se faz sol, agradecem pelo sol.

Não quero tornar a vida simplista, mas ser grato e desejar o bem - faz bem.

O mais curioso é que ele nem fez o bem a quem quer que seja. Apenas desejou.

Para muitos, pode ser apenas uma viagem na maionese, mas comece a observar em seu círculo de convivência - família e trabalho.

Quem são os mais felizes? Quem são os mais tristes? 

Um abraço e até a próxima,




2 comentários:

  1. esse livro é muito grande para resumir
    tenho a versão física

    abs!

    ResponderExcluir
  2. É quase impossível resumir esse livro.
    Até pela quantidade de assuntos abordados.

    Abs!

    ResponderExcluir