terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Aspectos negativos de acompanhar a rentabilidade da carteira

Olá pessoal.

Iniciei os investimentos em renda variável no começo de 2018. Desde então, houve greve de caminhoneiros, eleições, coronavírus, explosão do número de investidores em FIIs e uma série de outros eventos relevantes de que não me recordo.

A seguir deixo uma tabela com a rentabilidade histórica - mês a mês - dos meus ativos de renda variável:



Até agora foram 27 meses com apuração de rentabilidade: 10 meses com rentabilidade negativa; 17 meses com aumento de patrimônio.

Uma das sortes que tive foi não ter acompanhado a rentabilidade da minha carteira no primeiro ano dos investimentos. Esses dados foram obtidos recentemente quando fiz lançamentos retroativos em um sistema online que informa a rentabilidade das ações e FIIs.

Por que digo sorte? 

Maio e Junho de 2018 - para quem não se recorda - foram meses com grave turbulência econômica e política, por conta da greve dos caminhoneiros. Muitos ativos caíram e não se sabia sobre o futuro da economia no Brasil - até hoje não sabemos e nunca teremos essa informação.

Eu não estava alheio a tudo isso, mas procurei manter os aportes e não me importar muito com rentabilidade e prognósticos do futuro. Eu imaginava que as cotações dos meus ativos estavam caindo, mas não tinha ideia do quanto.

Encontrei uma tabela - acredito que do Nassim Taleb - que diz o seguinte:



Em resumo: quanto menos você verificar as cotações, mais terá a impressão de que os ativos estão rendendo positivamente. Se olhar todo dia, terá cada vez mais a impressão de que a bolsa está em queda.

No começo dos aportes em renda variável fui salvo pela minha ignorância. Ao não saber da rentabilidade, mantive os aportes e não me importei com o sobe e desce diário, semanal e mensal da bolsa.

Se estiver no começo, terá uma tendência de acompanhar os resultados diários, através das excelentes ferramentas e aplicativos disponíveis atualmente.

É o excesso de informação que, no final do dia, poderá trazer mais dor de cabeça do que prazer ao investidor.

Tenha um plano e não se importe muito com rentabilidade - ao menos não com essa diária, semanal ou mensal.

Um abraço e até a proxima,




Nenhum comentário:

Postar um comentário