sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dinheiro e vida - Vicki Robin e Joe Dominguez

Olá pessoal,

Há livros que marcam nossas vidas. Recordo-me da primeira vez que li "Pai Rico, Pai Pobre", "O Milionário Mora ao Lado" e "O Homem Mais Rico da Babilônia". A leitura se deu em épocas distintas, mas cada obra desempenhou um papel importante em minha trajetória.

Eles foram responsáveis por pequenas e grandes mudanças em minha vida. Mudanças de hábitos, comportamentos e de ideias. 

O "Pai Rico, Pai Pobre" - hoje um pouco em descrédito - foi o primeiro: ali vi a importância do acúmulo de ativos geradores de fluxo de caixa; a importância de correr riscos e não se limitar às ideias e pensamentos de sua família com relação à profissão, dinheiro e riqueza.

O "Homem Mais Rico da Babilônia" foi revolucionário. O hábito de pagar-se primeiro veio dali. Se eu pudesse ensinar apenas um hábito virtuoso aos meus filhos - com relação às finanças - seria o de pagar-se primeiro. Todo o resto deriva dele.

O "Milionário Mora ao Lado" é revelador e destruidor de mitos. A ideia de que a frugalidade - viver abaixo de suas possibilidades - é o denominador comum na maioria dos milionários "normais" dos Estados Unidos. Pessoas comuns, com empregos normais e famílias normais. Dali veio a convicção de que é possível ser milionário, ainda que não seja um fora de série. 

Ainda estou no meio do livro "Dinheiro e Vida" de Vicki Robin e Joe Dominguez. A impressão é de estar assistindo ao filme Matrix e cada página me convida a tomar a tal pílula vermelha. Um convite a perceber os problemas do sistema em que vivemos - de como estamos anestesiados em nossas vidas e propósitos. Do quanto trocamos nosso maior e principal ativo - tempo/energia vital - por bens, serviços e status que não nos trazem felicidade.

Recomendo, fortemente, a leitura de Dinheiro e Vida. Pode gerar incômodos e vertigens. Apesar de bem avaliado na Amazon, veja um dos comentários sobre o livro:

Altamente esquerdista - Algumas dicas interessantes espalhada pela obra, mas infelizmente totalmente contaminado pela doutrinação socialista e globalista politicamente correta que amaldiçoa nossos dias. Indigesto do começo ao fim.

Agora um outro comentário positivo:

Excelente - Os autores traçam um caminho interessante para a Independência Financeira, nos mostrando principalmente que para se atingir esse patamar há necessidade de muito esforço e mudança de inúmeros comportamentos.

Chamar "Dinheiro e Vida" de politicamente correto é uma brincadeira de péssimo gosto. É aquele tipo de comentário de alguém que "ou não leu ou leu e não entendeu".

Ao término da leitura, pretendo fazer uma breve postagem, com os tópicos mais relevantes.

O livro é tão bom que não quis esperar o término da leitura para recomendá-lo.

Um abraço e até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário